Pesquisa McAfee revela que os adolescentes se aproveitam do conhecimento limitado dos pais para ignorar a vigilância online
Os jovens estão passando mais tempo online do que seus pais acreditam, esse resultado faz parte de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela TRU a pedido da McAfee, empresa líder em segurança da informação. A pesquisa, que entrevistou 2500 jovens com idades entre 10 e 23 anos e pais de jovens entre as mesmas idades, revelou que 74% dos pais se dizem ultrapassados pela tecnologia. Eles alegam não ter tempo ou energia para monitorar os filhos, admitem a derrota, e esperam que nada mal aconteça às suas crianças. O estudo examina os hábitos e interesses online dos jovens significantemente dissonantes entre o que eles dizem e o que eles fazem. Embora os jovens entendam que a internet é um ambiente perigoso, eles aceitam o risco e ocultam o que fazem de diversas maneiras, sendo que 46% deles afirmam que mudariam seu comportamento nas redes se soubessem que são monitorados pelos pais.
“Como a internet ainda é um terreno desconhecido e os jovens são nativos digitais, eles estão expostos a todo tipo de perigo, sem entender como esse comportamento irá afetar suas vidas”, diz Michelle Dennedy – vice presidente e chefe do escritório de privacidade da McAfee. “Esse estudo demonstra claramente que os pais precisam se envolver para entender o que suas crianças estão fazendo online. Jovens de todas as idades estão clamando por orientação”, afirma.
Os jovens não são os únicos que precisam aprender sobre comportamento seguro na internet. A pesquisa também mostra que 62% dos pais não acreditam que seus filhos possam se meter em encrencas online e 80% nem ao menos sabem como descobrir o que suas crianças fazem na internet. Enquanto 39% dos pais tentam monitorar o comportamento dos filhos, estes se aproveitam do desconhecimento dos pais para burlar o controle. De 41% dos jovens que são impostos a senhas em aplicativos móveis, 92% sabem a senha, enquanto mais da metade dos pais, 60%, acreditam que seus filhos não sabem. Outros números demonstram ainda que a conversa sobre segurança na internet ainda está longe de ser perfeita. Enquanto 70% dos pais acreditam já terem tido essa conversa com seus filhos, apenas 44% dos jovens afirmam terem sidos orientados pelos pais. Isso mostra que é necessário uma maneira mais clara e direta para comunicar com os jovens sobre segurança online.
Sobre a McAfee
A McAfee, uma subsidiária pertencente à Intel Corporation (NASDAQ:INTC), permite às empresas privadas, ao setor público e aos usuários domésticos aproveitarem com segurança os benefícios da Internet. A empresa oferece soluções e serviços de segurança proativos e comprovados para sistemas, redes e dispositivos móveis em todo o mundo. Com sua estratégia Security Connected, uma inovadora abordagem de segurança aprimorada por hardware, e a exclusiva rede Global Threat Intelligence, a McAfee dedica-se ininterruptamente a manter seus clientes em segurança. http://www.mcafee.com/br
NOTA: McAfee é marca comercial, registrada ou não, da McAfee, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de terceiros.
Informações para a imprensa:
Concept PR
Samira Ciardella – samira.ciardella@conceptpr.com.br
(11) 4095-2918
Raquel Camillo – raquel.camillo@conceptpr.com.br
(11) 4095-2926
McAfee do Brasil
Juliana Vercelli, gerente de Relações Públicas – juliana_vercelli@mcafee.com
(11) 3711-8252