Blog

Pesquisa aponta o crescimento na produção de leite aromatizado

LeiteSexta edição do Tetra Pak® Dairy Index destaca o aumento da demanda por leite aromatizado pronto para beber, impulsionado por consumidores consicentes que buscam saúde e praticidade

Uma nova pesquisa realizada pela Tetra Pak®, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, prevê que o consumo de leite aromatizado vai crescer mais do que o dobro da taxa de leite branco entre 2012 e 2015 mundialmente. Segundo o estudo, os consumidores estão cada vez mais adeptos do leite com sabor, como opção nutritiva em embalagem prática como uma alternativa  às outras bebidas, criando oportunidades para que os laticínios aumentem sua rentabilidade.

 O leite aromatizado, segundo produto lácteo líquido mais consumido após o leite branco, deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 4,1% entre 2012 e 2015, passando de 17 bilhões de litros para 19,2 bilhões consumidos. Os países em desenvolvimento vão impulsionar a demanda em meio a um crescente número de novos sabores e produtos voltados à saúde. O aumento previsto para o leite branco é de 1,7% (CAGR) durante o mesmo período, saltando de 208,5 bilhões de litros em 2012 para 219,5 bilhões em 2015. De acordo com a pesquisa da Tetra Pak®, a demanda total de produtos lácteo líquidos deverá crescer 2,4%, partindo de 280,3 bilhões de litros para 301,3 bilhões durante esse período.

“Os aromatizados oferecem oportunidade de agregar valor não só aos consumidores, mas à indústria de laticínios”, afirma Dennis Jönsson, Presidente e CEO do grupo Tetra Pak®, ressaltando que com os sabores, porções e formulações adequados, estes produtos podem atender a uma enorme demanda por saúde, nutrição e estilo de vida.

A pesquisa da Tetra Pak® identificou quatro fatores que sustentam o aumento do consumo de leite aromatizado: primeiro, o desejo por alimentos nutritivos e saudáveis, que está levando a população, especialmente nos países em desenvolvimento, a recorrer a produtos lácteos ricos em nutrientes. Em segundo lugar, com o aumento da renda e do ritmo de vida moderno, aumentou o consumo de bebidas prontas on-the-go em embalagens mais convenientes. Terceiro, o desejo dos consumidores por experimentar novas experiências alimentícias e, finalmente, a busca das pessoas por indulgência como forma de fugir da rotina diária em tempos de incerteza econômica.

“As pessoas não se importam em gastar um pouco mais com indulgência, quando os tempos são difíceis e eles estão fazendo sacrifícios maiores”, disse Libby Costin, Diretor de Marketing Global da Tetra Pak®.

Embora o consumo de leite com sabor ainda seja baixo em comparação com outras bebidas como refrigerantes, as percepções positivas dos consumidores sobre os benefícios que o leite proporciona à saúde cria oportunidades para aumentar significativamente o seu consumo, segundo o estudo realziado pela Tetra Pak®. A taxa de crescimento para o consumo de leite aromatizado deverá ser mais do que o triplo da de refrigerantes entre 2012 e 2015. Durante esse período, o segmento de refrigerantes deve crescer 1,3% (CAGR), enquanto o de leite aromatizado deverá crescer 4,1% (CAGR).

O leite aromatizado é tradicionalmente consumido por crianças que gostam de seu sabor. Porém, a Tetra Pak® vê espaço para crescimento do produto entre os adolescentes e adultos, que além do paladar procuram alcançar o ponto ideal, onde sabor e saúde se encontram.

“Para os consumidores que não estão dispostos a comprometer o sabor, a saúde ou a conveniência, o leite aromatizado está se mostrando uma alternativa cada vez mais popular em relação a outras bebidas”, explica Jönsson.

Enquanto a demanda por leite aromatizado deve crescer globalmente, a demanda nos países em desenvolvimento, especialmente na Ásia e na América Latina, deverá superar a dos países desenvolvidos da América do Norte e Europa, posicionando economias emergentes como os grandes impulsionadores do crescimento da indústria de laticínios.

Sete dos dez maiores mercados de leite aromatizado do mundo são países em desenvolvimento, de acordo com a Tetra Pak®.. A China é o maior do mundo, seguida pelos Estados Unidos e Índia. O aumento da demanda para este produto entre 2009 e 2012 foi impulsionado principalmente por quatro países emergentes: Brasil, China, Índia e Indonésia.

Esta tendência deve continuar no período de 2012 a 2015. Os países em desenvolvimento responderam por 66% do consumo de leite aromatizado no ano passado e esta porcentagem deve aumentar para 69% até 2015. China, Sul e Sudeste Asiático consomem mais da metade do leite aromatizado de todo o mundo. A pesquisa da Tetra Pak® mostra que seis países asiáticos – China, Índia, Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia – consomem 47% do leite aromatizado produzido mundialmente.

Outro fato apontado pelo estudo é que as embalagens cartonadas tornaram-se o formato estabelecido para o leite aromatizado. Elas representaram 62% das embalagens de leite aromatizado pronto para consumo em 2012, acima dos 57% em 2009. Este número deve chegar a mais de 64% em 2015. Já o consumo de leite aromatizado em portion packs deve chegar a 81% do leite aromatizado pronto para o consumo.

A sexta edição do Tetra Pak® Dairy Index pode ser acessada na íntegra em www.tetrapak.com.br

 Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Trabalhando próximo aos fornecedores e clientes, fornece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos que a cada dia atendem às necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com mais de 23.000 funcionários baseados em mais de 85 países, acreditamos na gestão responsável e abordagem sustentável do negócio. O nosso slogan “PROTEGE O QUE É BOM” reflete nossa visão de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar.  Mais informações sobre a Tetra Pak estão disponíveis no www.tetrapak.com.br.

 

 

Sobre a FLS Pesquisa

Empresa especializada em pesquisas e marketing, com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos dos parceiros e clientes, primando sempre pelo planejamento, autenticidade, prazo e eficiência.

Tel.:+55(11) 2362-6499 | fls@flspesquisa.com.br

Logo-Conre