Blog

Dia Nacional de Combate à Asma alerta sobre os riscos da doença e a importância do tratamento

asmaCom o clima frio e seco, as crises da doença são mais frequentes e os cuidados com a saúde devem ser redobrados

É durante o período mais frio do ano, quando o ar seco e o aumento da poluição são mais presentes, que a asma e as outras doenças respiratórias aparecem com maior frequência. Nessa sexta-feira, dia 21 de junho, primeiro dia oficial do inverno, é também celebrado o Dia Nacional de Controle à Asma.

A asma, uma doença crônica, aparece com episódios recorrentes de chiado, falta de ar, pressão torácica e tosse seca, principalmente à noite ou no início da manhã. Esses acontecimentos são uma consequência da obstrução das vias aéreas e podem melhorar espontaneamente ou com tratamento. Com a asma, expirar é mais difícil do que inspirar, porque o ar permanece nos pulmões provocando a sensação de sufoco.

Por ser uma doença comum, a asma acomete cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que a prevalência está aumentando, principalmente entre as crianças. Sua causa ainda não foi completamente compreendida; em algumas crianças os sintomas desaparecem ao longo do tempo, já em outras, só com os medicamentos indicados pelo médico.
São vários os fatores que podem desencadear as crises de asma: predisposição genética, mudanças climáticas, infecções virais, fumaça de cigarro, poeira doméstica, ácaros, fungos, pelos de animais, pólens, produtos químicos e estresse emocional.

Sobre o tratamento

O tratamento da asma é baseado em três tipos de abordagens:
• Ação Educativa: entendimento sobre a doença, seus tratamentos, efeitos colaterais e uso correto de dispositivos inalatórios.
• Cuidados Ambientais: evitar baixa umidade ou exposição em dias com muita poluição e evitar o contato com cigarro.
• Tratamento farmacológico: as medicações para asma podem ser classificadas em duas categorias – medicações de controle/ prevenção e para alívio das crises. Podem ser usadas por via oral, inalatória ou injetáveis.

O uso do aerossol

Existem muitos mitos com relação ao uso do aerossol, também conhecido como spray ou “bombinha” (via de administração inalatória). Na verdade, há benefícios no uso do aerossol, uma vez que proporciona ao paciente uma dose precisa devido à melhor concentração no pulmão, e pode ser usado por pessoas de todas as idades, desde que indicado e prescrito por um médico (crianças com menos de 5 ou 6 anos podem usar com espaçador).

Vantagens do aerossol:
• Efeitos quase imediatos, devido à rapidez com que os medicamentos chegam ao local de ação (interessante no tratamento da crise);
• Efeitos conseguidos com pequenas doses;
• Segurança no tratamento.

Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais empresas farmacêuticas e a maior farmacêutica de capital fechado do mundo. Há 127 anos, a empresa familiar mantém o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos produtos de alto valor terapêutico para a medicina humana e animal. Em 2012, a companhia obteve vendas líquidas de cerca de 14,7 bilhões de euros e investiu 22,5% em P&D.

A responsabilidade social é um componente importante da cultura empresarial da Boehringer, o que inclui tanto o compromisso global com projetos sociais como a preocupação com os seus mais de 46 mil funcionários em 140 afiliadas em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e equilíbrio entre as obrigações de carreira e a vida familiar são a base da gestão da empresa, sendo que a proteção e sustentabilidade ambiental representam sempre o principal foco em qualquer empreendimento da companhia.
No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui um escritório em São Paulo e uma fábrica em Itapecerica da Serra. Há 57 anos no país, a empresa estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população.

Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com e www.facebook.com/ajudareomelhorremedio
Equipe de Comunicação Boehringer Ingelheim – Diretoria de Relações Institucionais

 

 

Sobre a FLS Pesquisa

Empresa especializada em pesquisas e marketing, com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos dos parceiros e clientes, primando sempre pelo planejamento, autenticidade, prazo e eficiência.

Tel.:+55(11) 2361-7398  fls@flspesquisa.com.br

Logo-Conre