Fazer home office reduz o estresse e já é adotado por mais de 30% da empresas
Fazer home office reduz o estresse e já é adotado por mais de 30% da empresas
Disciplina e organização são as palavras-chaves para quem trabalha em casa
Segundo pesquisa elaborada pela HAYS Recruiting experts worldwide, mais de 30% das empresas já adotam o sistema home office. Das companhias pesquisadas, cerca de 70% acredita que a medida proporciona melhor qualidade de vida aos funcionários. De acordo com Adriana Mesquita, chefe de nutrição do Hospital e Maternidade São Luiz, trabalhar em casa exige muita disciplina para que o profissional não se torne ainda mais sedentário e ganhe peso.
A nutricionista comenta que a obesidade, aliado ao sedentarismo, pode causar doenças como diabetes, hipertensão, triglicerídeos. Ela reforça que é essencial estipular horário certo para cada refeição. “É preciso ter horários definidos para ser alimentar corretamente, comendo de três em três horas, fora do computador, e priorizando alimentos de fácil digestão e baixo gasto calórico como os alimentos integrais e as frutas”, afirma a especialista.
Outros fatores como ambiente adequado, boa iluminação, ventilação, além de boa postura corporal e cuidado com o horário de trabalho, são fundamentais para um bom desempenho do profissional que atua em sua própria residência. O ortopedista do Hospital e Maternidade São Luiz, Dr. Nelson Trombini, ressalta a importância na atenção com a postura durante o período de trabalho. “As doenças mais comuns quando se trabalha em casa são as dorsalgias, lombalgias, cervicalgias, decorrentes de posições inadequadas durante o dia”, complementa o médico. Todas essas dicas são essenciais tanto para quem trabalha em casa ou no escritório.
Confira cinco dicas para manter a saúde em dia fazendo home office:
1. Beber bastante água durante o dia
2. Alimentar-se corretamente, comendo alimentos leves
3. Realizar caminhada pelo menos uma vez ao dia, pode ser pela manhã ou depois do trabalho
4. Sentar-se com a coluna ereta, mantendo boa postura
5. Fazer pequenas pausas durante o período de trabalho